22/02/2022 às 15:01

Você quer ter finalmente uma boa foto de perfil?

5
2min de leitura

Você quer ter finalmente uma boa foto de perfil?

A primeira impressão é a que fica. Quantas vezes você já ouviu essa frase? Por mais que possa parecer um tanto fatídica, ela tem lá seu fundo de verdade. As primeiras impressões têm um impacto enorme em como somos percebidos e um custo alto para serem mudadas.

Mesmo sabendo disso, muitos profissionais ainda não dão a devida importância à qualidade da sua foto de perfil, ainda que estejam inseridos em ambientes onde a maioria dos contatos são feitos digitalmente.

Num cenário ideal, você contrataria um profissional para fazer seu retrato de perfil em um estúdio fotográfico. Sim, em estúdio, onde a luz é controlada e temos acesso aos melhores equipamentos para esse tipo de foto. Mas, caso isso não seja possível no momento, você mesmo pode produzir um retrato bem cuidado.

Para isso, vou te dar algumas dicas de como conseguir uma boa foto.

  • Em primeiro lugar, lembre que a foto de perfil é um indicativo de sua personalidade. O que você quer transmitir como profissional? Confiabilidade, expertise, sofisticação? Pense com carinho antes de produzir sua foto, afinal, tudo comunica.
  • Roupas, cabelo, maquiagem para as mulheres. Tudo conta e deve ser bem cuidado e alinhado com a sua personalidade.
  • Sorria! Eu sou sempre a favor do sorriso. Pode ser mais ou menos descontraído, em função da sua posição ou profissão, mas o sorriso traz um sentimento de acessibilidade, que é favorável para qualquer profissional.
  • Capriche na iluminação. Se você mesmo está tirando sua foto ou pedindo ajuda para alguém, busque uma boa fonte de luz. Preferencialmente uma janela que te ilumine de forma frontal ou lateral. Lembre, a luz suave ajuda muito nos retratos, então nada de ficar embaixo de um spot de luz ou ao sol de meio dia.
  • Se você usa óculos regularmente, não tenha vergonha. Só tome cuidado com o reflexo da luz. É muito importante que seus olhos possam ser vistos na imagem. É através dos olhos que estabelecemos conexão com retratos.
  • Não use modos automáticos de tratamento de pele ou filtros. Normalmente o resultado não é bom. É melhor deixar a foto natural, se você for fazer sozinho.
  • Busque um fundo neutro. Não precisa ser necessariamente branco, mas lembre que o foco deve estar em você.
  • Use enquadramentos mais fechados, do peitoral para cima. Seu rosto deve ocupar mais do que 50% da área da imagem.

Espero que essas dicas te ajudem! Lembre que aquela foto da viagem, das férias na praia, da noitada ou com sua família não são uma boa opção para representá-lo como profissional.

Caso queira mais informações sobre nossos pacotes de Retratos Profissionais/Personal Branding, entre em contato pelo WhatsApp.

22 Fev 2022

Você quer ter finalmente uma boa foto de perfil?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

foto de perfil fotógrafo rio de janeiro headshot retrato coorporativo retrato profissional

Quem viu também curtiu

22 de Fev de 2022

Headshot ou retrato? Qual é a diferença?

Logo do Whatsapp