22/02/2022 às 14:48

Headshot ou retrato? Qual é a diferença?

56
2min de leitura

Headshot ou retrato? Qual é a diferença?

Apesar dos termos headshot e retrato se referirem a tipos de fotos diferentes, eles são frequentemente misturados e confundidos. 

Mas por que você, que não é fotógrafo, precisaria entender essa diferença? Num mundo onde a grande maioria dos negócios acontece de forma virtual, a presença online é fundamental e entender essas diferenças ajudará você a comunicar melhor ao seu fotógrafo o tipo de visual que você precisa para promover seu trabalho ou sua empresa.

Em termos mais simples, um headshot profissional é um tipo de retrato. Um headshot é uma foto bem recortada do rosto, dos ombros para cima, onde o modelo normalmente está olhando diretamente para lente.

Já o retrato é um termo mais amplo. Qualquer imagem em que o modelo esteja ciente de que está sendo fotografado, mesmo que não esteja olhando para a câmera, é um retrato.

Há anos atrás, os headshots eram reservados para atores e modelos, para os quais a imagem é, muitas vezes, mais importante do que sua experiência profissional. Um diretor de elenco, por exemplo, pode vasculhar centenas de fotos em busca do rosto perfeito para um papel.

No mundo socialmente conectado de hoje, um headshot é fundamental para quem quer se promover profissionalmente ou até pessoalmente (pense nos apps de relacionamento, por exemplo).

Se você ainda não tem uma foto profissional sua (ou da sua equipe), sempre recomendo que comece pelo headshot.

Aonde usar um headshot? Em diversos canais, como:

• Foto do perfil do LinkedIn

• Todas as fotos de perfil do Instagram e outras mídias sociais

• Foto do perfil do WhatsApp

• Foto do cartão de visita

• Foto de autor de artigo ou livro

• Foto da assinatura de e-mail

• Foto do perfil do Gmail

• Foto de perfil de apps ou sites de namoro ;)

• E muito mais...

A foto que você usa no LinkedIn pode ser diferente da foto que você gostaria de usar na sua assinatura do Gmail, que também pode ser diferente da foto que você gostaria de usar em um app de namoro. O importante é que haja consistência entre elas e planejamento.

Aqui no estúdio, trabalhamos com ensaios de headshots que incluem a entrega de 5 fotos digitais tratadas e em alta resolução.

Valores a partir de 8 x R$67.

Entre em contato para agendar o seu ensaio.

22 Fev 2022

Headshot ou retrato? Qual é a diferença?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

headshot personal branding retrato coorporativo retrato profissional retratos em estúdio

Quem viu também curtiu

22 de Fev de 2022

Você quer ter finalmente uma boa foto de perfil?

Logo do Whatsapp